terça-feira, 13 de abril de 2010

DIA INTERNACIONAL DO BEIJO - 13 - ABRIL - 2010

"O beijo" (1887) - artista francês Auguste Rodin
Não se sabe quem instituiu o Dia do Beijo e nem ao certo quando o beijo surgiu. Há quem diga que foi no ano 500 antes de Cristo, na Índia. Já Charles Darwin acreditava que o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos ritos pré-sexuais.

Há também quem diga que o beijo surgiu das lambidas que os homens das cavernas davam em seus companheiros em busca de sal. Ou ainda uma variante de um gesto de carinho das mulheres das cavernas que mastigavam o alimento e o colocavam na boca de seus filhos pequenos.

 Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)

O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.

A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes.

O dia internacional do beijo, 13 de abril, foi criado em 1982 pelo Fernando R Sousa, também conhecido como Nandokabala do seu msn, alem de adolescentes norte americanos em uma brincadeira escolar. A brincadeira se espalhou de maneira inexplicada para diferentes regiões do planeta. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_beijo

Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom dia, beijo de adeus, beijo de juras eternas de amor. E tem o beijo sem grandes compromissos de quem trocam o namorar pelo ‘ficar’. Nas festas, danceterias e, especialmente, no carnaval, beijar é praticamente um desfecho do ritual da ‘balada’. No entanto o hábito de “ficar”, de beijar várias pessoas, geralmente desconhecidas, em uma mesma noite, não é nada salutar, pois, além de bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças.

Além do carinho, do afeto e das emoções compartilhadas durante o beijo na boca, as pessoas trocam saliva (fluido formado por 99% de água e que contém amilase, enzima digestiva que decompõe o amido contido nos alimentos), sais minerais e uma gama de microrganismos, muitos deles causadores de doenças.

Martine Mourier, médica francesa escreveu uma tese de doutorado de mais de 200 páginas sobre os efeitos do beijo no organismo humano, um beijo carinhoso aciona 17 músculos, enquanto outro mais caliente movimenta 29 (12 dos lábios e 17 da língua) . A pressão que o rosto de uma pessoa exerce sobre outra chega a 12 quilos, e pelo menos 250 bactérias fazem um intercâmbio de uma boca para outra. Não vou citar aqui as doenças que o beijo pode transmitir, que são muitas. Por isso da necessidade de um bom cuidado com a higiene bucal.

Por mobilizar 29 músculos da face, um beijo caloroso pode consumir de três a cinco calorias e faz o coração bater mais rápido, podendo chegar a 150 batimentos por minuto; ativa a circulação sanguínea, aumenta a oxigenação nas células, estimula a produção de hormônios como ocitocina (produzida no hipotálamo e armazenada na glândula hipófise, também responsável pela sensação de confiança, calma e bem-estar) e serotonina (secretado por certas células do tubo digestivo e no tecido cerebral).

Além da estimulação da língua, dos lábios e da boca, que nessa hora são as partes mais sensíveis do organismo. Há estimulação da mucosa dos lábios, ela, inclusive, é semelhante à mucosa do pênis e do clitóris, o que lhe permite enviar ao cérebro as sensações percebidas. O cérebro, por sua vez, responde com a liberação de hormônios, preparando o corpo para a atividade sexual.

Então, imaginem a grande importância do beijo para manter o erotismo do relacionamento. Em fatos de consultório quando da procura de ajuda em relação ao relacionamento sexual, a primeira coisa que pergunto é se a parceria se beija. A grande maioria diz que sim: “selinho”, e que o beijo mais quente, se ocorre, é para sinalizar que vai acontecer sexo. Essa é a primeira crença errônea que precisamos desfazer em um casal com queixa sexual! O beijo é o termômetro da relação. É preciso que ele seja praticado durante o dia, com impetuosidade, de língua, para que haja um aquecimento da “fornalha” para o preparo de uma boa atividade sexual. Não é verdade que quando vemos um beijo quente nas novelas, filmes, peças de teatro, ficamos aquecidos? Que tal ser ao vivo!

Beijem muito! Pela manhã, no almoço, no jantar, no caminhar, não esqueçam que o cumprimento erótico mantém acessa a chama do amor e do sexo.

Coletânea sobre o dia do Beijo - Sylvia Faria Marzano

0 comentários: