domingo, 5 de junho de 2011

VACINA DE HPV APROVADA PARA HOMENS

O que é? - O HPV (papilomavirus humano) aparece no homem e na mulher como verrugas, nos genitais e ao redor do ânus, na boca, e nas mulheres, no colo do útero também, sendo o responsável pelo câncer de colo de útero. Os vírus podem ficar  incluídos dentro das células do organismo por vários anos (até 15-20 )sem aparecer. Por isso que não poderemos saber quem foi o transmissor em pessoas com vida sexual ativa. Existem quase 200 tipos de HPV, mas os tipos 6, 11, 16 e 18 são os piores e os mais comuns.
Contágio - É extremamente contagioso através de relação sexual ou contato com pessoa com verrugas, no sexo oral e, mesmo sem lesões aparentes, em estado latente, pode ser transmitido.
DiagnósticoÉ feito pelo exame clínico externo e peniscopia com biópsia nos homens e, no papanicolau por colposcopia com biópsia nas mulheres, assim como na vulvoscopia. Muitas vezes no homem que se apresenta com lesões hiperemiadas, com coceiras frequentes no pênis, resistentes ao tratamento, podemos encontrar, através da biópsia de pênis, a presença de células da epiderme com lesões que demonstram que o HPV já esteve lá.
Tratamento – retirada das verrugas com cauterização química ou por bisturi elétrico. Mas, não existe uma cura para o HPV que ficará no organismo.
Proteção A vacina para mulheres foi liberada no Brasil em 2008, e agora está sendo indicada também para os homens entre 9 e 26 anos, através de autorização da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A vacina protege, segundo estudo clínico feito em 4.065 homens, inclusive o Brasil (New England Journal of Medicine), comprovou eficácia da vacina contra lesões ligadas aos tipos 6, 11, 16 e 18. Este último tem levado, em 80% das lesões, a câncer de boca e de garganta, através do sexo oral.
Imunização UNISEX é muito indicada para homens e mulheres de 9 a 26 anos. Mas, só a rede privada oferece a injeção.
Fontes: Ministério da Saúde, Inca, ANVISA, Folha de São Paulo 

0 comentários: